quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Real e especial: princesa Maria Christina

Real e especial: princesa Maria Christina




O Brasil tem a única família real do mundo a ter um integrante com a síndrome de Down. O tataraneto de Dom Pedro II, o príncipe Dom João de Orleans e Bragança e sua mulher, Dona Stella, são pais de dois filhos, João Phillipe, e Maria Christina, a Killy (apelido surgido de 'minha querida'), e que nasceu com a síndrome.
A família real brasileira é engajadíssima com o fotógrafo e surfista Dom Joãozinho, famoso por seus trabalhos de resgate histórico e interesse ambientalista, e Dona Stella, uma renomada arquiteta e ativa presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down ("São mais de 50 associações atualmente. Há três anos, éramos quatro").
Os Orleans e Bragança receberam a BBC Brasil em sua casa, no Rio, decorada por objetos como a mesa onde a princesa Isabel assinou a lei que aboliu a escravatura no país e, com muito entusiasmo, falaram de Maria Christina.
Maria Christina estuda numa escola regular e, junto com a mãe, mostrou álbuns de fotografias e falou do que gosta e do que não gosta. "O que me deixa feliz é jogar bola, brincar na piscina, bater papo, brincar com a minha babá, Daisy, ir para a praça...", diz a princesa.
"O que me dá dor de cabeça e me deixa cansada é que meu irmão, quando vai ao colégio, ele fica me acordando", reclama Maria Christina.


Fonte:  http://www.terra.com.br/saude/vidasaudavel/2003/09/02/019.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário